08 setembro, 2014

Não seja pior que o "macaco" de Patrícia Moreira (e de parte da torcida do grêmio)

Eu sou negra! Muitas pessoas devem ler isso e falar (os que não falam pensam): "Calma aí, Thalita, você não é negra, é moreninha, mas não chega a ser negra.” Não, gente, eu sou negra! Não existe a raça bem moreninha. E pera lá, qual o problema de ser negra? Sinceramente, aí está o início de um preconceito que parece não ter fim.

Quando aconteceram todos os episódios de racismos nos estádios, claro que fui contra, mas não fiquei chocada. A sociedade é racista, preconceituosa, e querem saber a verdade? Nunca vai mudar. Ela pode se camuflar e não expressar sua opinião aos quatro cantos, mas de fato, isso nunca vai mudar. Cada um carrega dentro de si um tipo de preconceito, seja ele qual for.

Podem parar de dizer ou pensar: "Qual é? Eu não tenho preconceito nenhum." E eu mais uma vez afirmo, com toda convicção e sem medo de errar: Tem sim. Se não tem, me diga se o que está acontecendo com Patrícia Moreira é ou não é uma forma de preconceito? É ou não é uma atitude intolerante e nazista? Quem critica, xinga, humilha, vai à porta da delegacia para massacrar a menina com duras palavras de ódio e acusação acaba sendo mais cruel do que ela ao gritar MACACO para o goleiro do Santos.

Não estou defendendo a Patrícia, claro que não. Ela errou, errou feio, errou como as outras centenas de pessoas que estavam gritando na arquibancada, errou como quem jogou uma casca de banana para Daniel Alves (que por sinal deu um belo exemplo de como lidar com o preconceito: sambando na cara dele), errou como quem xinga um juiz de filho da puta, errou como eu que, às vezes, me pego julgando algumas pessoas sem saber de fato o que aconteceu, errou como você que se espantou quando eu disse que sou negra, querendo me fazer acreditar que eu sou só "moreninha". Tá vendo! O preconceito está aqui, ali, em todo lugar. E não é assim que vamos combatê-lo.

As pessoas precisam ser menos intolerantes, ignorantes e justiceiras. Isso não leva uma sociedade a lugar nenhum. Só nos mostra o quão piores podemos ser. Ela merece pagar pelo crime de injúria racial e ponto final.


Porque, vocês vão me desculpar (ou não, sinceramente não me importo), o que essa Patrícia Moreira vem sofrendo da mídia, das redes sociais e de certas pessoas que se dizem lutar pelo direito dos negros, a meu ver, é bem pior do que ela fez com o goleiro Aranha. Que, tudo bem, sofreu impiedosamente com os xingamentos, e tem todo o direito de denunciar e cobrar uma punição À altura do crime cometido. Mas, nem ele e nem ninguém, tem o direito de agir da mesma maneira que Patrícia Moreira agiu, com palavras rudes, grosseiras e tratando a menina como se fosse o pior ser humano da face da terra. Eu cheguei a ouvir que estavam desejando a morte da garota. Pelo amor de Deus, é assim que vocês querem acabar com o preconceito? É assim que vocês querem paz? Então se a pessoa erra ela deve morrer? Se fosse assim, a humanidade estaria extinta, a começar por pessoas como você que se acha tão superior ao ponto de garantir que nunca cometerá erro nenhum. O seu erro começa aí, e seu preconceito também! 

0 comentários:

Postar um comentário

Sempre de olho

Visitas

Tecnologia do Blogger.

Busca

© 2011 Thatá Riani, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena